Arrazado pela prisão, Arruda agora nem pensa em retornar mais ao GDF. Advogados querem adiantar julgamento de HC no STF.


Arruda está abatido e passa o tempo lendo, diz advogado
Nélio Machado disse que vai entrar com petição para acelerar julgamento.
Ele espera que Arruda seja liberado na próxima quarta-feira.

Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília
O advogado Nélio Machado, que defende o governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda, disse nesta sexta-feira (12) que deve entrar com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que o julgamento definitivo do pedido de liberdade seja realizado na próxima quarta (17) ou quinta-feira (18).

Ao sair da Superintendência da Polícia Federal, Machado disse que Arruda está abatido e passa a maior parte do tempo lendo. “Hoje ele está evidentemente abatido. Tinha esperanças de sair”, contou. “[Arruda] Passa o tempo lendo. Está vivendo um momento complicado de sua vida, mas terá força e resistência para superar”, afirmou o advogado, logo depois de visitar o governador afastado.

Arruda está preso desde quinta-feira (11), por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na Superintendência da Polícia Federal. Ele está na sala da Diretoria Técnico-Científico. O local tem uma cama de solteiro, sofá, mesa com cadeiras, ar-condicionado e banheiro privativo.

Nélio Machado afirmou que a cama onde Arruda vai dormir esta noite é pequena e mal cabe o governador. “Tem uma cama muito pequena, de criança. Com a perna encolhida ele poderá dormir”, disse. A cama chegou nesta sexta depois de o STF negar habeas corpus a Arruda. Ela foi transferida de um alojamento de policiais.

O advogado relatou que há sempre um policial fazendo vigilância na sala onde o governador afastado está preso. No momento da visita, um outro agente reforçou a segurança e dois ficaram na porta. Machado afirmou ainda que durante o encontro com Arruda dois outros policiais entraram para pedir a ele que o diálogo fosse breve.

“Dois ou três policiais entraram e saíram para pedir que eu fosse breve, por conta dos rigores da Polícia Federal”, afirmou. Nélio Machado voltou a dizer que Arruda não deve tentar na Justiça retornar ao governo, mesmo que o STF conceda a ele liberdade. “Voltar ao cargo não é a preocupação principal dele. O que ele deseja é voltar à família. Ainda que tivesse liberdade imediata, não o aconselharia retornar ao governo. O melhor para ele é se defender fora do cargo”, declarou.
Portal G1

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.