Goiás: Iris Resende deve ser o candidato do PMDB ao governo do estado.


Meirelles não concorrerá ao governo de Goiás

O chefe do Gabinete Pessoal do Palácio do Planalto, Gilberto Carvalho, disse ontem que a tendência é que Henrique Meirelles (PMDB) continue à frente do Banco Central até o final do governo Lula. “Para todos os efeitos, o Meirelles continua no Banco Central”, afirmou. “O Meirelles poderia ter aceitado ser candidato a governador de Goiás, mas o presidente pediu para ele ficar no Banco Central”, comentou. O princípio básico, explicou, é permitir que “a travessia de 2010 seja bem feita”.

Gilberto Carvalho deixou clara a estratégia do governo para o ano: “Eu sempre digo que vamos dividir nossa energia em dois vetores muito claros: manter o governo no atual padrão e o outro vetor é o da campanha da Dilma. Vamos nos esforçar, nas horas de folga, para que a eleição da Dilma seja o coroamento do governo. Que complemente a obra da construção do governo. Vamos respeitar o máximo a questão eleitoral. Vamos fazer uma cartilha agora de alerta para o nosso pessoal todo sobre a conduta eleitoral dos agentes públicos.”

Ele também informou que o presidente está fazendo um movimento forte para assegurar o maior número de ministros no governo. É o caso, exemplificou, dos ministros da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, e da Secretaria da Pesca, Altemir Gregolin, que já teriam sido convencidos a não serem candidatos. Ele admitiu que Lula também poderá conversar com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para convencê-lo a continuar no governo.

TEMER
O Planalto aceita “sem problemas” o nome do deputado Michel Temer (PMDB-SP) na condição de vice na chapa de Dilma Rousseff à Presidência, disse Gilberto Carvalho. Ele avalia que é “irrepreensível” a postura de Temer no comando da Câmara em relação ao governo. “Se eles trouxerem mesmo o nome do Temer, vai ser acolhido”, afirmou. “Não vamos fazer marola nesse tema, não.”

Petistas tentaram manobrar para que Temer saísse do páreo. O Planalto, porém, decidiu que o nome do deputado ajudará na campanha de Dilma. “O presidente tem uma definição clara de que o PMDB, em entendimento com a Dilma, vai apontar o vice-presidente e nós não faremos nada para interferir nesse processo.” Carvalho confidenciou que o presidente Lula já tem uma solução para o quadro confuso em Minas Gerais, onde três aliados querem disputar o governo do Estado – o ex-prefeito Fernando Pimentel e os ministros Patrus Ananias e Hélio Costa. A solução encontrada por Lula é lançar o nome do vice-presidente José Alencar ao Palácio da Liberdade. “Seria uma belíssima solução”, disse.

Gilberto Carvalho contou ainda que Lula quer segurar o maior número possível de ministros. E, nesse sentido, conseguiu convencer Pedro Brito (Portos) e Altemir Gregolin (Pesca) a não serem candidatos. É provável que ele consiga demover Paulo Bernardo (Planejamento) também. Disse ainda que a saúde de Lula está ótima, principalmente agora que parou de fumar, depois do susto da hipertensão, quando estava em Recife, na semana passada.

A respeito da candidatura do deputado Ciro Gomes, ele afirmou que o presidente continua na expectativa de contar com ele na disputa pelo governo de São Paulo. “Ele (Lula) orientou para que ninguém respondesse nada às criticas do Ciro, porque Ciro é um aliado histórico nosso. Nossa relação com o PSB é muito cara para nós. Vamos continuar dialogando com o PSB, como foi combinado em novembro.”
O chefe do gabinete de Lula disse ainda que o governo não teme a candidatura de José Serra. “Venha quem vier, a gente tem condições de enfrentar bem. Eu acho que hoje o candidato da oposição é o Serra. Acho que não tem recuo. É a fotografia de hoje. Amanhã, não sei o que pode ocorrer. Não sou daqueles que partilham a ideia de que o Serra pode vir a amarelar. Acho que ele concorre em qualquer hipótese. Se vir o governador Aécio Neves como vice na chapa, ninguém vai tremer deste lado. A chapa é forte? É. Mas não é imbatível.” (AE)

Da Redação, Blog em 06/02/2010 - 08:19:03
BLOG ESTAÇÃO DA NOTÍCIA

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.