Campanha começa amanhã e Frente Rorizista promete "atacar" adversários de imediato.


Termina hoje, começa amanhã
em 05/07/2010 às 12:38

Às 19 horas de hoje (5), todos os candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) e demais postulantes nestas eleições de outubro, devem estar devidamente registrados no Tribunal regional Eleitoral (TRE). A partir daí, começa, amanhã (6), oficialmente, as campanhas eleitorais. As propagandas políticas no rádio e na TV só valem a partir do dia 17 de agosto, mas os comícios, propagandas nas ruas e a agenda dos candidatos estará liberada.

O DF deverá ter oito candidatos ao GDF. Cada chapa pode apresentar até dois candidatos ao Senado – já que são duas vagas neste ano –, além de dezenas de deputados federais e distritais. Até ontem, domingo, apenas a coligação PSL-PTN havia registrado a candidatura do presidente regional do PSL, Newton Lins, para a vaga de governador. Lins terá Paulo Vasconcelos (PTN) como vice. Hoje, as demais chapas devem realizar, ao longo do dia, o registro no TRE: Agnelo Queiroz (PT/PMDB/PRB/PHS/PDT/PSB/PPS/PCdoB); Antônio Carlos de Andrade (PSOL); Eduardo Brandão (PV); Frank Svensson (PCB); Joaquim Roriz (PSC/PR/PSDB/DEM/PMN/PSDC/PTdoB/PRTB/PTS/PP); Ricardo Machado (PCO) e Rodrigo Dantas (PSTU). O TRE tem até a quinta-feira (8) para publicar as listas com os nomes de todos os candidatos cujo registro foi requerido pelos partidos e coligações.

A eleição está polarizada. Embora o embate não seja efetivamente entre o candidato petista Agnelo Queiroz e o ex-governador Joaquim Roriz, as demais chapas não somam densidade e nem deve, pelo andar da carruagem, levar as eleições para o segundo turno – embora tenha ficado claro que é essa a intenção de algumas candidaturas menores: se cacifar no primeiro turno para ganhar espaço na disputada derradeira. Quase que um plebiscito, Roriz e Agnelo repetem a disputa de 2006, quando foram ambos candidatos à mesma vaga no Senado.

Ferramentas e promessas

Passadas as convenções e os debates pré-campanha, é a partir de amanhã que os candidatos deverão partir para o corpo a corpo com o eleitor. As eleições não têm mais permissão para oferecerem showmícios e cada vez mais a população e candidato são obrigados a se aproximarem. A internet tem sido uma importante ferramenta e a maioria dos candidatos apostam nela. O Twitter é a preferida, mas também a mais perigosa. Todos os candidatos ao GDF têm como prioridade em seus programas de governo a Saúde do Distrito Federal, hoje considerada a área da capital em situação mais crítica, próxima até mesmo do caos.

Os dois polarizadores das eleições têm planos distintos para a área: Roriz, que tem como vice o deputado Jofran Frejat (PR), considerado um dos melhores secretário de Saúde que o DF já teve, pretende inovar e promete criar a Cidade da Saúde – um centro hospitalar de excelência. Agnelo, que é médico, chegou a dizer em entrevista a um jornal da cidade que pretende ele mesmo cuidar da pasta caso seja eleito. O petista promete despachar, uma vez por semana, de cada hospital do DF.

BLOG DO LÍVIO DI ARAÚJO

1 comentários:

translux disse...

Nosso Roriz e imbativel,vamos trabalhar por que temos ombridade e gostamos da luta,mas a vitoria e certa o povo ja elegeu seu eterno heroi... Roriz

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.