Ele não é Ficha Limpa: Candidato a reeleição ao Senado, Cristovam Buarque (PDT) é condenado por improbidade administrativa.


Cristovam Buarque é condenado
em 18/08/2010 às 15:24

A notícia foi dada, em primeira mão, no blog do jornalista Donny Silva. O TJDFT, em 1º instância, condenou o senador Cristovam Buarque (PDT), em ação de improbidade no processo 2000.01.1.062719-2. A sentença condenatória foi proferida em 27 de abril de 2009, pela juíza Edioni da Costa lima, da Sétima Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal.

Na ação, alega-se que Cristovam quando governador, praticou ato de improbidade administrativa, quando produziu material publicitário governamental em CD-ROM, intitulado “Brasília de Todos Nós – 1 ano de Governo Democrático e Popular do Distrito Federal”, no qual se utilizaram imagens e expressões alusivos à abundante promoção pessoal – sendo que era candidato à reeleição.

O material custou R$ 146 mil aos cofres públicos. Esse valor, segundo condenação da Justiça, deverá ser inteiramente ressarcido, acrescido de juros e correção monetária, aliada à multa civil equivalente a 20 (vinte) vezes à remuneração de Governador do Distrito Federal, à época dos acontecimentos, igualmente acrescida dos respectivos consectários legais.

A sentença ainda é passível de recurso. Eis que Cristovam Buarque interpôs embargos de declaração, tendo interrompido o prazo para ajuziamento de recurso.

Ainda segundo o Blog do Donny Silva, uma auditoria feita pelo economista Expedito Roberto de Mendonça teria revelado várias ingerências cometidas no Banco de Brasília (BRB) sob a gestão do então governador Cristovam Buarque no período de 1995 a 1998. O presidente do BRB era Luiz Fernando Victor, substituído posteriormente por Luiz Eduardo Franco de Abreu. Cristovam Buarque chegou a ser condenado mediante ação pública movida na 3a. Vara da Fazenda Pública a ressarcir os cofres públicos.

BLOG DO LÍVIO DI ARAÚJO

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.