Nova Pesquisa: Soma aponta liderança de Roriz com 10 pontos a frente de Agnelo.


Pesquisa aponta Roriz mantendo a liderança
Ex-governador tem 44% das intenções de voto contra 34% de Agnelo
Cleber Augusto

O ex-governador Joaquim Roriz (PSC) continua liderando as pesquisas sobre intenção de voto no Distrito Federal. Segundo levantamento feito pelo instituto Soma Opinião e Mercado, Roriz possui 44% de apoio dos eleitores, contra 34% de seu principal concorrente, Agnelo Queiroz (PT). Ao todo, foram entrevistados 1.008 eleitores em 23 regiões administrativas do DF, entre os dias 24 e 27 de agosto. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF) sob o número 28.081/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número 26.182/2010. Sua margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%.

Os candidatos Toninho do PSOL, Rodrigo Dantas (PSTU) e Frank Svensson (PCB) conquistaram 1% das intenções de voto cada, e os demais concorrentes não pontuaram. Os votos brancos e nulos somaram 8%, e o número de indecisos atingiu 10% dos entrevistados. Os dados são referentes a pesquisa estimulada.

Em uma eventual disputa em segundo turno, Roriz seria eleito governador do DF com 47% de apoio dos entrevistados, contra 39% de Agnelo Queiroz. O número de eleitores indecisos chegou a 6%, e os votos brancos e nulos somaram 8%.

O índice de rejeição dos candidatos também foi apurado, e, segundo a pesquisa, o candidato Joaquim Roriz aparece em primeiro lugar, com 32% de reprovação. Em segundo aparece o candidato Agnelo Queiroz, com 17%, e em terceiro, Toninho do PSOL, com 12%. O candidato Eduardo Brandão (PV) aparece em quarto lugar, com 5%, seguido por Frank Svensson (PCB), Newton Lins (PSL/PTN) e Rodrigo Dantas (PSTU), com 4% cada. Ricardo Machado (PCO) registrou índice de rejeição de 3%.

Na pesquisa espontânea, quando o próprio entrevistado indica o nome do candidato em que votaria, Joaquim Roriz aparece novamente em primeiro lugar, com 34% de apoio dos eleitores. Em seguida aparecem os candidatos Agnelo Queiroz, com 24%, e Toninho do PSOL, com 1%. Os demais concorrentes não computaram pontos, e o número de eleitores indecisos somou 35%. Os votos brancos e nulos atingiram 6% dos entrevistados.

Senado

Em relação a pesquisa estimulada para o Senado Federal, o candidato Cristovam Buarque (PDT) aparece na dianteira, com 46% das intenções de voto, seguido por Rodrigo Rollemberg (PSB), com 30%, e Maria de Lourdes Abadia (PSDB), com 29%. O candidato Alberto Fraga (DEM) aparece em quarto lugar, com 14% das intenções de voto. O número de eleitores indecisos atingiu 55% dos entrevistados, e os votos brancos e nulos somaram 19%.

Na pesquisa espontânea para o primeiro voto, Cristovam Buarque aparece novamente em primeiro lugar, com 19% das intenções de voto. A candidata Maria de Lourdes Abadia ultrapassa o candidato Rodrigo Rollemberg, com 7% das intenções de voto, contra 5% de seu concorrente, e o candidato Alberto Fraga aparece em quarto lugar, com 3% de apoio. O número de eleitores indecisos somou 59%, e os votos brancos e nulos 6%.

Em relação ao segundo voto para senador, Rollemberg aparece a frente de Abadia e lidera o ranking, com 8% das intenções de voto, contra 5% de Cristovam Buarque, e 2% de Alberto Fraga e Maria de Lourdes Abadia. O número de eleitores indecisos atingiu 76% dos entrevistados, e os votos brancos e nulos somaram 8%.

Para o primeiro e segundo voto, os candidatos Cristovam Buarque e Rodrigo Rollemberg aparecem em primeiro e segundo lugar na tabela, com 23% e 13% das intenções de voto, respectivamente. Em seguida aparecem Maria de Lourdes Abadia, com 9%, e Alberto Fraga, com 5%. Como são contabilizados dois votos por cada eleitor, o número de entrevistas somou 2.016, caracterizando índice de 200%. Com isso, os eleitores indecisos somaram 1.361, ou 135% do número total de entrevistados, e os votos brancos e nulos atingiram 14% do eleitorado.

Jornal Tribuna do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.