Mesmo entregando o governo, o Governador Rosso não pára e autoriza reforma de 20 centros de saúde espalhados por todo o DF.


Rosso autoriza reforma em 20 centros de saúde

O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, assinou nesta quinta-feira (4), 20 ordens de serviço para a reforma em centros de saúde, totalizando R$ 20 milhões. O atendimento à população, no entanto, não será totalmente desativado. “Cada unidade terá um módulo ambulatorial instalado na própria área, a fim de receber os pacientes”, explica o subsecretário de Logística e Infraestrutura da Saúde, Antônio Henrique Moraes Rego.

Nos 20 centros de saúde que serão reparados (veja relação abaixo), o módulo ambulatorial contará com uma recepção e três consultórios, nas especialidades de Pediatria, Ginecologia e Clínica Médica. “Esses 20 centros são responsáveis por prestar serviços de saúde a 600 mil pessoas”, contabiliza Antônio Henrique.

Na segunda-feira (8), as empresas vencedoras das licitações – realizadas pela Secretaria Extraordinária de Logística e Infraestrutura da Saúde – começam a receber as ordens de serviço e deverão iniciar as obras 15 dias depois. Esse período servirá ainda para que os funcionários possam providenciar a mudança dos setores para outras unidades de saúde.

Mudanças na estrutura

As reformas dos centros de saúde incluem, em alguns casos, mudanças na estrutura arquitetônica, além de serviços nas instalações de eletricidade, água e esgoto, recuperação da alvenaria e pintura. “Temos centros bastante deteriorados. São construções antigas que precisavam de uma reforma urgente”, conta o subsecretário de Logística e Infraestrutura.

De acordo com Antônio Henrique, o gasto médio com cada uma das 20 reformas será de R$ 950 mil. As obras devem durar quatro meses e nesse tempo os servidores que não estiverem lotados no atendimento dos módulos ambulatoriais serão remanejados para outros postos. Os agendamentos, de acordo com o subsecretário, serão remanejados para os centros de saúde mais próximos da unidade que estiver em obras.

“O importante é que o atendimento aos pacientes não será interrompido, apenas remanejado para as unidades próximas, ou realizado no módulo ambulatorial, conforme o caso. Em situações de emergência, o paciente receberá o primeiro atendimento no módulo e será imediatamente encaminhado para o hospital da regional”, explica Antônio Henrique.

De acordo com o subsecretário, ao final das reformas os módulos instalados para o atendimento ambulatorial serão transformados na farmácia do Centro de Saúde, em conformidade com todas as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Informações da Agência Brasília


Centros de Saúde que serão reformados

Asa Norte – CS12 e CS13

Asa Sul – CS06

Brazlândia – CS 01

Ceilândia – CS02, CS03, CS06, CS07, CS09 e CS10

Cruzeiro – CS14

Gama – CS01, CS03, CS05

Planaltina – CS01

Sobradinho – CS01

Taguatinga – CS03, CS05, CS07, CS23


Da redação Blog em 04/11/2010 14:17:18
BLOG ESTAÇÃO DA NOTÍCIA

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.