Parcial e "vendido" como sempre, Correio Braziliense se esquece do futuro e tenta, sem sucesso, reforçar uma imagem de derrotado a Joaquim Roriz.


Após a derrota, casal Roriz se mantém em silêncio 

Casal Roriz não foi visto na residência do Park Way um dia depois do resultado do segundo turno eleitoral. Vice na chapa de Weslian ressalta a coragem da ex-primeira-dama em concorrer no lugar do marido

Juliana Boechat

“Eu não conheço o sabor da derrota”, repetiu o ex-candidato ao Buriti Joaquim Roriz ao longo dos primeiros três meses de campanha. Ao experimentar a sensação pela primeira vez, em quase 40 anos de vida pública, ele preferiu se calar. O mesmo fez a mulher e concorrente derrotada ao posto máximo do Executivo local, Weslian Roriz. No último domingo, o casal saiu de sua residência, no Park Way, apenas para votar, por volta das 14h30. Quando a apuração começou — e a derrota parecia inevitável —, os portões do amplo terreno da Quadra 8 foram abertos para militantes, eleitores e aliados políticos. Aos jornalistas, restou uma declaração de agradecimento e a promessa de fazer oposição ao próximo governo. O silêncio vindo da casa dos Roriz se manteve durante o dia de ontem.

O movimento em frente à residência foi fraco nesta segunda-feira. Pessoas próximas não souberam informar se Joaquim e Weslian Roriz estão em casa ou se foram para a Fazenda Palma, em Luziânia (GO). As filhas do casal, recém-eleitas para as Câmaras Legislativa e Federal, também não se pronunciaram. Liliane não atendeu e nem retornou as ligações. E, segundo a assessoria de imprensa de Jaqueline, ela não está em Brasília. Segundo o coordenador de comunicação da campanha de Weslian, Paulo Fona, a família está descansando. “Ontem (domingo) e hoje (ontem) são dias de descanso para eles e para toda a equipe de campanha. Eles não vão falar”, afirmou. Segundo Fona, a carta divulgada pela candidata derrotada diz o suficiente a respeito do sentimento e dos futuros passos do clã rorizista.

No texto de 36 linhas, Weslian explica que o grupo político comandado por Joaquim Roriz fará uma “implacável oposição” ao governo com alguns deputados eleitos na Câmara Legislativa. E ainda chama aliados dos petistas de traidores. “Concorri por amor ao Distrito Federal, porque não podia aceitar a vitória de quem só pensa em ardis, que se alia a traidores e a oportunistas de última hora”. Weslian e Joaquim fizeram um breve discurso no microfone aos visitantes que ocupavam a sala de estar e a varanda da casa no início da noite do último domingo. Pessoas próximas ao grupo contam que Roriz aparentava tranquilidade. Weslian, no entanto, falou com a voz embargada e se emocionou ao receber apoio de pessoas aparentemente tristes com o resultado.

Resignação

O vice de Weslian, Jofran Frejat (PR), chegou à casa dos Roriz após a confirmação do resultado e logo foi embora. “Foi muito rápido. Lá havia a sensação de que perdemos a eleição, mas não percebi sentimento de amargura. Quem entra em política sabe da possibilidade da derrota. O povo decidiu assim”, explicou ontem ao Correio. Para Jofran, a derrota deu-se graças a “várias pedras no caminho de Roriz” e à renovação do eleitorado. Apenas os mais fiéis teriam permanecido ao lado do ex-governador. “Sempre soubemos da dificuldade, mas não podemos deixar de levar em conta a coragem de dona Weslian de levar essa briga até o fim”, defendeu. O deputado federal amenizou o significado da derrota de Joaquim Roriz para o Distrito Federal. “Se ele tivesse se aposentado antes de concorrer essas eleições, não saberia o sabor da derrota. Mas ele lutou contra tudo e todos”, disse.

O discurso da vitória e da derrota de políticos é tradição no Brasil, além de ser uma forma de agradecer e dar satisfação ao eleitorado. Desde que assumiu a campanha, na última semana de setembro, Weslian mostrou-se uma mulher de poucas palavras. Durante o segundo turno, a inexperiência política da candidata fez com que os assessores — e até o próprio Roriz — blindassem-na de possíveis situações constrangedoras. Ela não participou de debates contra o adversário Agnelo Queiroz (PT), pouco discursou durante os eventos de campanha e mal respondia à imprensa. Conforme ganhou segurança com o curso de media trainning, Weslian se livrou das amarras para voar sozinha. Ao contrário dela, Roriz sempre fez questão de se posicionar em relação à campanha e a assuntos de interesse público. O baque dos últimos dias, no entanto, fez os dois se calarem.

Treinamento

O media trainning é um treinamento feito com pessoas que costumam falar em público, na frente das câmeras, ou ainda dar palestras e entrevistas com frequência. Com a mudança de candidatos no meio das eleições, a cúpula da Coligação Esperança Renovada contratou o marqueteiro Dimas Thomas, que guiou a campanha do ex-candidato Toninho do PSol na primeira fase do pleito. A ideia era incrementar os programas de televisão e melhorar a desenvoltura de Weslian. Após um mês, ela realizou um comício no Riacho Fundo 2 para saber se poderia participar do último debate antes do dia de votação. 

Correio Web

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.