Agora é Weslian: Na hora do voto, o eleitor rorizista verá na urna a foto e o número 20 de Roriz. Mas os votos serão computados para Weslian Roriz (PSC).


Na urna, foto e nome serão de Roriz

Por questões técnicas e jurídicas -- e do próprio tempo que falta para a eleição -, os brasilienses terão que enfrentar uma incoerência no dia 3 de outubro. A oito dias da votação, as urnas já foram lacradas e a imagem que aparecerá do candidato da coligação do PSC ao governo do Distrito Federal será de Joaquim Roriz. Mesmo depois da renúncia do ex-governador e do lançamento da candidatura de sua mulher, Weslian Roriz, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não terá condições de alterar foto e nome do candidato.

Uma resolução da corte estabeleceu prazo até o dia 28 de agosto deste ano para que os partidos pudessem conferir os dados que aparecerão no sistema eletrônico. Como as urnas já estão fechadas, as informações não poderão sofrer mudanças. Diz a Resolução 23221/2010 do TSE: “Se ocorrer a substituição de candidatos a cargo majoritário após a (…) preparação das urnas, o substituto concorrerá com o nome, o número e, na urna eletrônica, com a fotografia do substituído, computando-se àquele os votos a este atribuídos”.

Portanto, ao votar em Weslian, o eleitor pode pensar que, na verdade, o voto será para seu marido. A lei 9.504, que regula o processo eleitoral, permite a substituição do candidato até 24 horas antes das eleições, em casos de registro indeferido, falecimento ou renúncia.

Veja. com

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.