Com admiradores, até no campo adversário, Weslian Roriz (PSC) começa a campanha recebendo apoio de líderes religiosos de Brasília.


Weslian, mulher de Roriz, dirigia programas sociais

Jailton de Carvalho, O Globo

A decisão do ex-governador Joaquim Roriz (PSC) de escolher a mulher, Weslian, para substituí-lo como candidata ao governo do Distrito Federal não significa que o velho cacique da política local jogou a toalha.

Weslian Roriz, de 68 anos, nunca concorreu a um cargo eletivo e pode não conhecer muito bem a máquina administrativa, mas dirigiu programas assistenciais nas quatro vezes em que Roriz governou Brasília. Esses programas são, ainda hoje, fonte de boa parte do poder do ex-governador.

- Não podemos menosprezá-la como adversária - avisa o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), um dos principais aliados do ex-ministro Agnelo Queiroz (PT) na disputa contra Roriz.

Para o deputado, não seria surpresa se, mesmo com o pouco tempo de campanha até as eleições, Weslian conquistar boa parte do eleitorado do marido.

Com distribuição de enxovais e cobertores, entre outras benesses para famílias de baixa renda, a ex-primeira-dama soube associar o nome à imagem de Roriz ao longo dos anos em que ele se projetou como um dos mais fortes líderes políticos locais. Ou seja, mesmo sem estar à frente de um partido político ou movimento ideológico, ela conseguiu um espaço político ao lado do marido.

- Ela não é uma dona de casa. Ela sempre deu pitaco na vida política de Roriz - afirma a candidata a deputada Maria José Maninha (PSOL).

Mãe de quatro filhos e avó de quatro netos, Weslian enveredou pela política por acaso. Ao acompanhar as frequentes reuniões do marido com aliados na própria casa começou a dar opiniões.

Num determinado momento, tornou-se uma das conselheiras mais influentes do ex-governador. Mas, nesse caso, com atuação sempre intramuros.

Segundo um amigo da família, o casal é conservador e Roriz não permitiria a mulher tomar à frente em debates públicos. Agora, decidiu ceder mais espaço e candidatura para mulher.

Devota fervorosa, Weslian tem atuação também em alguns segmentos da Igreja Católica. A Festa do Divino, que promove todo ano na fazenda da família em Luziânia, Goiás, chega a reunir até quatro mil fiéis.

Weslian vem de uma família rica. O pai da ex-primeira dama era o dono de boa parte das terras onde hoje está assentada Brasília.

Weslian é o quinto membro do clã Roriz que tenta um cargo público a partir da fama do ex-governador. Além da candidato ao governo, Roriz tem ainda duas filhas e dois sobrinhos disputando cargos eletivos nas eleições de Brasília este ano.

Jornal O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.