O "peronismo" candango: Em menos de 24 horas como candidata, Weslian Roriz (PSC) tomou para si todas às atenções e colocou candidatura petista em situação difícil.


A Dilma de Roriz

Eleições em 25/09/2010 às 15:32

Politicamente, a estratégia do ex-governador Joaquim Roriz (PSC) em lançar sua esposa, Weslian Roriz (PSC) ao GDF, foi um xeque mate nos adversários.

Simples assim. Roriz tinha nove dias para resolver problemas como: explicar ao eleitor que estava no pleito, concorreria, mas ainda dependia de uma decisão do STF para poder governar com tranqüilidade e se esquivar dos ataques dos adversários em programas de TV e debates.

Em uma reunião e o anúncio da substituição de candidatura majoritária – ato previsto pela legislação eleitoral – Roriz conseguiu reverter a situação. Agora, quem tem nove dias para driblarem os problemas são os adversários do ex-candidato: não terão tempo de medir a popularidade de Weslian, nem seus números em pesquisas; não têm discurso pronto para combater a “Dilma de Roriz”.

Dilma, Cristina ou Evita?

Em apenas um dia como candidata ao GDF, Weslian já tomou os holofotes. Esteve durante horas como o nome mais comentado no Twitter. Ocupou páginas de jornais e de sites da internet. Tudo bem, o ex-governador também foi líder de audiência no dia anterior, durante julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas Weslian é candidata há exatamente 24 horas, nada mais que isso.

Para o oposição de Roriz, teima-se em ligar o nome de Weslian ao do marido. Inevitável. Certamente, ela vai dar continuidade a tudo o que Roriz pretendia em seu plano de governo para o Distrito Federal. Contudo, sabe-se que a ex-primeira-dama sempre atual na política, por trás das notícias. Tem vontades próprias. Tem também, prioridades próprias. O social e a saúde sempre foram as grandes preocupações de Weslian.

Weslian chega como candidata no ano em que o Brasil deve eleger a primeira mulher como presidente do Brasil. Dilma Rousseff, segundo as pesquisas, deve levar o pleito e fortalece as candidaturas femininas país afora.

São diferentes. Weslian foi primeira-dama, Dilma não. Mas elas acabam por aí. Numa leitura rápida, temos duas mulheres, com dois grandes homens por trás – Lula e Roriz -, que nunca disputaram uma eleição. Cada uma com sua experiência. Dilma, chefiou a Casa Civil de Lula. Weslian, chefiou os projetos sociais ao longo de 14 anos em que Joaquim Roriz esteve no GDF. Lula nunca fez nada (é o que garante) sem conhecimento de Dilma. Roriz nunca fez nada (é o que garante) sem o conhecimento de Weslian. Dilma é chamada a mãe do PAC. Weslian, a mãe do povo. De diferente, apenas as divergências religiosas. Ah, e a ficha do passado, é claro!

Assim como duas ex-primeiras-damas argentinas que chegaram ao poder – a atual presidente Cristina Kirchner e a imortal Evita Perón – o nome de Weslian nasceu do social realizado no DF. Ganhou em seu primeiro discurso mais aproximação com a figura de Evita, ao derramar lágrimas na porta de sua residência, para cerca de 3 mil pessoas, em nome do sofrimento do marido e das obras que pretende fazer em seu governo, caso seja eleita.

E assim como os peronistas choraram com Evita e seus discursos nas sacadas da Casa Rosada, a militância rorizista acompanhou ontem as lágrimas da nova candidata.

BLOG DO LÍVIO DI ARAÚJO

* Comentários e informações nos chegam sem parar. De todos os candidatos, tanto do DF, quanto de outros estados. Canditados goianos, por exemplo, classificaram a escolha de D. Weslian por Roriz, como "golpe de mestre". Candidatos ao GDF, confusos e sem um discurso que possam se utilizar para atacar a nova adversária, tentam vincular Weslian a Roriz e, com isso, não percebem que só ajudam a nova candidata ao GDF. Igreja Católica, Igrejas e ministérios evangélicos, movimentos religiosos como da Renovação Carismática e da Canção Nova se apressaram em declarar apoio a Weslian Roriz ao GDF. E, para nossa surpresa, Lula, ontem à noite em Porto Alegre, teria dito a assessores que acredita que a eleição de Agnelo está severamente comprometida, com a indicação de Weslian Roriz ao GDF. O principal, no entanto, pode ser percebido nas ruas e na internet. Militantes e candidatos, antes receosos em defender a candidatura de Roriz abertamente, agora defendem Weslian Roriz com unhas e dentes.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.