TRE-DF confirma candidatura de Weslian Roriz (PSC) ao Governo do Distrito Federal.


Roriz desiste e lança a esposa como candidata ao GDF

O ex-governador Joaquim Roriz (PSC) negou o tempo todo que tivesse um “plano B”, caso a sua candidatura fosse barrada pelo STF. Só que tinha. E bem ao estilo do ex-presidente argentino Néstor Carlos Kirchner, que lançou e conseguiu eleger a mulher, Cristina, como presidenta da Argentina. Roriz desistiu e lançou a candidatura de sua esposa, Weslian Roriz, também filiada ao Partido Social Cristão. O candidato à vice continua sendo o deputado federal Jofran Frejat (PR).

A decisão de Roriz foi tomada horas depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) adiar pela segunda vez o julgamento do recurso do PSC, que argumentava que a Lei da Ficha Limpa não poderia retroagir para tirar o candidato da disputa. O julgamento está empatado e não há prazo para definição.

A estratégia da campanha de Roriz é tentar reverter o estrago causado pela Ficha Limpa. Além disso, a chapa do PSC afasta o risco de ter a candidatura barrada, caso o Supremo decidisse que Roriz estaria impugnado.

Como as urnas já foram lacradas, o nome e a foto de Roriz aparecerão para aqueles eleitores que decidirem votar na coligação Esperança Renovada. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Regional do Distrito Federal (TRE-DF), os votos que iriam para ele, serão transferidos à sua esposa. O partido deve se comprometer a realizar ampla divulgação da troca. Ainda segundo o TRE, a ação é legítima, já que o cabeça da chapa pode ser anunciado até as vésperas do processo eleitoral. Para tanto, o partido deve comunicar, oficialmente, o tribunal sobre a troca. Com informações do Correio Braziliense e agências.

BLOG ESTAÇÃO DA NOTÍCIA

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.