Deputados de oposição começam se organizar para a próxima legislatura e DEM, ao contrário do que pretende Alberto Fraga, pode se unir ao PMDB no DF.


Oposição começa a reunir força

O primeiro grupo de oposição que começa a se alinhar está surgindo do entendimento entre Washington Mesquita (PSDB), Olair Francisco (PTdoB) e Celina Leão (PMN). A expectativa é que essa turma ganhe reforço com a vinda da caçula do ex-governador Joaquim Roriz (PSC), Liliane Roriz (PRTB) e, quem sabe, seu companheiro de coligação Wellington (PSC). Por enquanto, segundo contam Washington e Celina, a formação ainda não está definida. Mesmo aqueles que se coligaram para viabilizar a eleição não dão garantias de estarem juntos. Passada a “via crúcis” da conquista do eleitor, agora algumas das pequenas coligações começam a se desfazer e dar lugar a novas alianças.

“Hoje eu estou muito próximo do Olair Francisco e da Celina Leão. A nossa composição está partindo para isso, mas está tudo em conversação, não tem nada ainda de martelo batido”, conta Washington Mesquita. Ele acrescenta a pretensão de seu grupo de chegar a uma formação de 4 ou cinco componentes. “Existem outras conversações. Como a gente ainda tem tempo, estamos em fase de composição. Mas nós três estamos bem alinhavados, falta só sacramentar”, comenta.

Celina Leão observa que é um momento de muita conversa. “Ainda falta muita coisa acontecer. Acho que os deputados novatos estão cheios de vontade de trabalhar e isso me une muito ao Washington e ao Olair. Vai ser, talvez, uma grande oportunidade de ter uma Câmara bem melhor”, acrescenta.

Celina defende que após a formação dos blocos, os grupos se reúnam para a elaboração de um pacote de medidas de mudanças a ser apresentado já no primeiro dia da legislatura. A parlamentar eleita defende também maior independência da Câmara e acredita que esse é um sentimento geral. “Eu tenho conversado com todo mundo e acho que essa é a nova frase de todos os parlamentares - uma maior independência do governo”, aponta.

A nova deputada reforça que esse não é um sentimento da Casa, mas é uma necessidade. “Realmente, a função do deputado distrital é fiscalizar e legislar, e não ser um apêndice do governo”, argumenta. Celina reforça que é obrigação dos parlamentares serem éticos e corretos, mas também precisam mostrar serviço. “Nós temos que trabalhar muito. A saúde acabou nesses últimos quatro anos e não tivemos um grupo que se colocou à disposição para abrir uma CPI da saúde. É isso que tem que começar a fazer, não é só ser ético. O transporte está ruim, a saúde está ruim, a educação também tem dificuldades, e temos que trabalhar por isso. Esse tem que ser o novo ‘time’”, conclui.

Para completar a organização da oposição, na quinta-feita (11) o ex-governador Roriz reuniu seu grupo e começou a arregimentar forças. Ele primeiramente conversou com seus assessores e com o grupo de políticos mais próximos e já se determinou a chamar os parlamentares para conversar.

Democratas e PMDB conversam para caminharem lado a lado

O Democratas e o PMDB ensaiam a aproximação no Legislativo local. Os primeiros contatos foram feitos entre a deputada Eliana Pedrosa (DEM), segunda melhor votada no DF, e o deputado Rôney Nemer (PMDB), que ficou de trabalhar pela aliança junto ao companheiro de partido Benício Tavares.

Do lado de Eliana, o companheiro Raad Massouh (DEM) precisa participar das negociações. Como ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no início da semana, a conversação entre os dois partidos está paralisada. “O Rôney não pode conversar comigo sem o Benício e eu não posso conversar com ele sem o Raad”, comenta Pedrosa que afirma haver possibilidade de inclusão no grupo do deputado Dr. Michel (PSL).

Michel também está cotado para compor com Cristiano Araújo, mas ele não pronunciou ainda qual será sua definição. “Até o dia 31 de dezembro qualquer bloco pode ser mexido”, lembra Pedrosa. Informações do Jornal da Comunidade.

Da redação Blog em 15/11/2010 11:13:27
BLOG ESTAÇÃO DA NOTÍCIA

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.